sexta-feira, 28 de outubro de 2022

Com investimentos privados de R$ 5 bilhões, Infra S.A celebra outorga de 304 quilômetros da rodovia


Empresários, representantes de entidades de classes e de órgãos públicos participaram, no dia 27/10, na sede da FIEMG, do evento BR-381 – Concessão para a Vida. A iniciativa foi uma realização do Ministério da Infraestrutura, da Infra S.A e da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), com o apoio da FIEMG, por meio de seu Conselho de Infraestrutura (Coinfra). “É um evento muito importante para nós. O envolvimento do governo do estado  prova que a concessão da BR-381 é um plano que será concretizado”, afirmou Emir Cadar, presidente do Conselho de Infraestrutura (Coinfra) e vice-presidente da FIEMG.  

Flávio Roscoe, (foto), presidente da Federação mineira, prestigiou o encontro. Para o líder empresarial, a concessão da BR-381 vai mudar o cenário industrial do estado, pois um dos grandes gargalos do setor produtivo é o escoamento de produção. “Tenho certeza de que, com essa infraestrutura, toda a região alcançará um patamar diferente. Além de ser um marco para a sociedade, devido ao risco que a rodovia oferece”, afirmou, apontando o acerto do nome do projeto: BR-381 – Concessão para a Vida. 

Felipe Queiroz, que representou o Ministério da Infraestrutura, lembrou que Minas Gerais possui a maior malha rodoviária do país e Guilherme Theo Sampaio, diretor da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), reforçou que, apesar da extensão, a situação da BR-381 é problemática. "Por isso precisamos correr atrás do prejuízo. Estar aqui, literalmente, na casa da indústria, é de suma importância para que o projeto saia do papel. Ele ainda está em concepção e sua realização depende, basicamente, do apoio da indústria”, afirmou, ressaltando a importância da parceria entre o setor público e privado.  

Investimentos de infraestrutura e transportes em Minas Gerais e os estudos técnicos da concessão da BR-381 - Alessandro Reichert, diretor de planejamento da Infra S.A, apresentou o projeto e explicou que foi um processo complexo atuar no projeto de concessão da BR-381. “Foi um grande desafio. Foram exigidas de nós criatividade, ousadia e coragem, para conceber uma nova modelagem para a rodovia”, disse, pontuando que, recentemente, uma etapa do projeto passou por consulta pública.   

Segundo o diretor de Planejamento da Infra S.A, a modelagem de um contrato é essencial para se ter sucesso no leilão da bolsa e garantir os incentivos. “Nossa preocupação é fazer um bom trabalho técnico para que os profissionais do mercado de infraestrutura possam trazer soluções”. 

Reichert explicou que a entidade tem concessão para uma extensão de 304 quilômetros, pelo prazo de 30 anos


. “Estão previstas ampliações da capacidade, com duplicações de vias, terceiras faixas, faixas adicionais em trechos de pista e praças de pedágio. “Temos um volume de investimentos estimado em R$5 bilhões e os custos operacionais envolvem atividades de conservação da rodovia, de operação rodoviária e monitoramento”, disse.  

O projeto BR-381 – Concessão para a Vida contempla o trecho entre as cidades de Governador Valadares e Sabará. A extensão é considerada estratégica para o sistema rodoviário de interligação entre polos de consumo e o escoamento de produtos agrícolas, pecuários, de mineração e industriais. 

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