Apenas duas em cada 10 pessoas (19%) no Brasil consideram o governo confiável. A cifra, apurada através da pesquisa "Global Trustworthiness Monitor" do Ipsos, está abaixo do índice de confiança global, calculado em 22% neste ano. Segundo os dados, a Índia lidera o ranking, com 52% de aprovação da população.
Entre os impactos negativos apontados pelos brasileiros, está a desonestidade. No geral, 55% dos entrevistados alegaram que o governo levaria vantagem sobre a população caso pudesse - cifra também acima da média (51%). Outro ponto citado é o cumprimento de promessas de campanha, citado como positivo por apenas 34% das pessoas.
De acordo com o estudo, a última colocação do ranking é ocupada pela Argentina, onde apenas 9% da população afirma que considera o governo confiável. Em relação à aprovação do cumprimento de promessas, o número aumenta apenas um ponto percentual, passando para 10%.
fonte: https://www.sbtnews.com.br/noticia/politica/240434-pesquisa-aponta-que-apenas-19-dos-brasileiros-consideram-governo-confiavel