domingo, 19 de fevereiro de 2023

Chuva deixa 36 mortos, desabrigados e interdita estradas no litoral de São Paulo

Ao menos 36 pessoas morreram em meio as fortes chuvas que atingiram o litoral de São Paulo entre a noite de sábado, 18, e a madrugada deste domingo, 19. O temporal inundou casas, interditou rodovias e provocou deslizamentos na região. Há 228 pessoas desalojadas e 338, desabrigadas.

Em São Sebastião, foram confirmadas ao menos 23 mortes pelo prefeito Felipe Augusto (PSDB).Uma das vítima é uma mulher de 40 anos, identificada como Fabiana de Freitas Sá, que teve a casa atingida por uma árvore.

Outra vítima é uma menina que morreu ao ser atingida pelo deslizamento de pedras em Ubatuba. Segundo o Corpo de Bombeiros, uma pedra deslizou sobre uma residência na Rua Benedito Alves da Silva, no bairro de Perequê-Açu.
O governador Tarcísio de Freitas decretou estado de calamidade pública para as cidades de Ubatuba, São Sebastião, Ilhabela, Caraguatatuba e Bertioga, que foram impactadas pelas fortes chuvas que atingiram a região.
Houve deslizamentos na travessa Antônio Tenório e os moradores foram removidos para um abrigo montado na Escola Municipal Patrícia Viviane. Em Juquehy, as casas foram tomadas pela água com lama. Muitos moradores deixaram os imóveis e se abrigaram em casas de vizinhos.

Em São Sebastião, as chuvas causaram alagamentos na área urbana e em praias afastadas do centro. No Itatinga, casas foram inundadas e carros foram arrastados pela correnteza.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva decidiu interromper sua folga de Carnaval para ir à São Paulo acompanhar os trabalhos de resgate e atendimento às vítimas das fortes chuvas que atingem o litoral norte do Estado e já deixaram dezenas de mortos. Lula está na base de Aratu, na Bahia e seguirá amanhã para a região. "Amanhã irei para São Paulo visitar a região e acompanhar os esforços de enfrentamento dessa tragédia", afirmou Lula em suas redes sociais.

Recentes