sexta-feira, 6 de janeiro de 2023

Defesa Civil de Ipatinga divulga balanço de chuvas das últimas horas


 Temporal desta quinta-feira acusou volume de 82 mm. Cidade recebeu mais de 200 mm de precipitação pluviométrica em 96 horas.

 A Prefeitura de Ipatinga, por intermédio do Departamento de Defesa Civil, informa que a cidade recebeu nas últimas 96 horas o impressionante volume acumulado de mais de 200 mm de chuvas.

 Desde o início do período chuvoso, a Defesa Civil tem atuado incansavelmente nas regiões mais atingidas pelos temporais. Alguns bairros como o Bom Jardim, onde há uma dificuldade maior de escoamento das águas, devido às peculiaridades geográficas,  foram registrados diversos alagamentos, dentre outros sinistros.

 Apenas nesta quinta-feira (5) a cidade recebeu um volume de 82 mm de chuvas, num curto espaço de tempo. Importante ressaltar que há previsão de altas precipitações pluviométricas também para os próximos dias, devendo a população estar em alerta.

 Durante as chuvas desta quinta-feira, foram registrados alagamentos em diversas regiões e especialmente em ruas dos bairros Planalto, Iguaçu, Bom Jardim e Cariru. Quatro residências foram inundadas no bairro Bom Jardim.

 A Defesa Civil não tem conhecimento de novos deslizamentos de taludes ou de sinistro de natureza mais grave, apesar da intensidade e volume do temporal, iniciado no final da tarde desta quinta-feira e que se estendeu até as primeiras horas da noite.

 As famílias que foram prejudicadas pelas chuvas estão sendo cadastradas e assistidas pela equipe de assistência social e a Defesa Civil, recebendo todo suporte necessário para sanar as necessidades sumárias.

 Na tarde desta quinta-feira (5), o prefeito Gustavo Nunes e o  secretário da Semop - Secretaria Municipal de Obras Públicas, Antônio Cláudio Mendes, estiveram acompanhando as equipes da Defesa Civil em diversos locais, conversando com moradores, avaliando as avarias e traçando junto à Sescon - Secretaria de Convivência e Segurança Cidadã estratégias rápidas para tranquilizar a população.

 “Temos realizado doações de mantimentos, colchões e demais itens básicos para as famílias que neste momento precisam de nossa ajuda. A Secretaria de Obras (Semop) e a Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma) estão realizando limpezas das ruas afetadas, desobstrução das bocas de lobos,  retirada de galhos e entulhos que dificultam a passagem da água. Como já informado anteriormente, ainda há previsão de mais chuvas para os próximos dias. A Defesa Civil está trabalhando em regime de escala de plantão 24h, revezando as turmas para que ninguém e nenhum local seja desamparado. Lembrando que os danos provocados neste período chuvoso só não foram maiores graças às ações preventivas de orientação e monitoramento das áreas de risco realizadas pela Defesa Civil durante o ano inteiro. Porém, infelizmente há certas situações que não podemos evitar como, por exemplo, a elevação brusca e não prevista de volume de chuvas”, pontua o prefeito Gustavo Nunes.

 Na malha viária, um dos locais que foi bastante afetado foi a alça de acesso da avenida Manaaim entre os bairros Iguaçu e Cidade Nobre. O prefeito de Ipatinga, Gustavo Nunes, adiantou que vai assinar nos próximos dias a ordem de serviço para recuperação do local atingido.

 

Como lembrou o chefe do Executivo, a área foi interditada como medida de segurança, devido a riscos de acidentes, já que grande parte da pista cedeu junto ao ribeirão que passa pela região, ainda em 2017, e o problema acabou se agravando.

 

O secretário de Obras Viárias, Antônio Cláudio Mendes Ribeiro, ressalta que “quando o problema foi identificado pelo atual governo a obra ainda estava em período de garantia, conforme previsto no contrato firmado com a empresa executora, e assim a administração notificou-a, cobrando sua responsabilidade pelo conserto”. Contudo, a empreiteira teve problemas financeiros e declarou falência, o que obrigou a Prefeitura a realizar nova licitação e canalizar recursos específicos para recuperação da pista.

 

A Defesa Civil segue monitorando as áreas afetadas e de riscos iminentes e  pode ser acionada pelos telefones 199 e pelo (31) 3829-8414. Este último número também atende pelo WhatsApp.

Recentes