sexta-feira, 2 de dezembro de 2022

Turismo deve registrar alta de 53% nas atividades em 2023

 A recuperação significativa do turismo nos últimos meses está resultando em expectativas positivas para o próximo ano. De acordo com a projeção da Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa), em 2023, as atividades do setor devem crescer 53,6% na comparação com esse ano.

A expectativa é baseada nos resultados do turismo do terceiro trimestre, quando mais da metade das empresas monitoradas afirmou ter elevado em 100% (ou mais) o faturamento, em relação com o mesmo período do ano passado. O resultado foi puxado, sobretudo, pelos setores aéreo e de hospedagem e alimentação.

"Nos últimos meses, a reabertura das fronteiras fez as viagens internacionais ganharem destaque nas vendas, o que não significa uma queda no nacional. Pelo contrário, o turismo doméstico segue em expansão, sobretudo os destinos de praia, como Salvador, o mais vendido no período", explicou o economista Guilherme Dietze.

Ele apontou que, mesmo com a inflação no setor, sobretudo nas passagens aéreas, a demanda não diminuiu neste ano e deve continuar estável em 2023. "O turismo se beneficia de qualquer maneira, pois a renda é realocada entre os mais diversos destinos do Brasil, visto que o consumidor busca alternativas que possam caber no bolso", disse.

Recentes