quarta-feira, 7 de dezembro de 2022

Presidente do Peru é destituído e preso. Vice presidente Dina Boluarte toma posse

 O Congresso do Peru aprovou em votação na tarde desta quarta-feira (7) o impeachment do presidente Pedro Castillo, que anunciou à nação que iria dissolver o Congresso Nacional e instituir um "governo de emergência excepcional" a fim de convocar novas eleições e, posteriormente, mudar a Constituição do país. Foram 101 votos a favor, 6 contra e 10 abstenções.

Esta é a terceira tentativa de impeachment por parlamentares da oposição em 16 meses, e já estava na ordem do dia. A votação foi adiantada, e congressistas participaram presencialmente e também à distância da sessão. Os votos a favor do impeachment foram bastante aplaudidos no plenário.

Apesar de dispor de apenas 80 congressistas, a oposição conseguiu ultrapassar o mínimo para aprovar o afastamento, que são 87 votos. Outros 50 parlamentares, são governistas ou próximos ao governo.

A vice-presidente do Peru, Dina Boluarte, tomou posse como nova mandatária nesta quarta-feira (7) e tornou-se a primeira mulher a liderar o país.

A sucessora de Castillo, destituído do cargo após uma tentativa de golpe de Estado e preso pelas autoridades locais, fez seu juramento no Congresso e recebeu a faixa presidencial do líder da CÂmara, José Williams Zapata.

Recentes