Apesar dos alertas de especialistas, a gestão municipal e estadual continuam mantendo o uso como recomendação e descartam retomar a obrigatoriedade.
A prefeitura recomenda que todas as pessoas usem máscaras em ambientes fechados e em aglomerações, como transportes públicos – ônibus, metrôs, trens, carros por aplicativos e nas respectivas estações.
O primeiro lote com 500 mil máscaras será entregue nesta segunda (21) e a expectativa é receber um novo lote para distribuição na terça (22). Cada usuário receberá uma máscara.
Vacinação
Também são dadas orientações de prevenção à Covid-19 com o objetivo de conscientizar a população sobre os cuidados de prevenção e combate à disseminação do coronavírus, bem como a importância da vacinação.
Também haverá postos de vacinação contra a doença para as pessoas com mais de 3 anos em seis dos terminais:
Terminal Santo Amaro (Zona Sul);
Vila Nova Cachoeirinha (Zona Norte);
Sacomã (Zona Sul);
Parque D. Pedro (Centro);
Itaquera (Zona Leste);
Pinheiros (Zona Oeste)
Segundo a prefeitura, cada região contará com equipes de Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Unidades de Vigilância em Saúde (Uvis) e profissionais de zoonoses do território dos terminais, para apoio das atividades educativas e abordagem da população.
Na terça-feira (15), o estado de São Paulo voltou a registrar mais de 300 novas internações por dia de casos suspeitos e confirmados de Covid-19 pela primeira vez desde 27 de julho deste ano, sendo a média mais alta em quatro meses.
Além dos pontos de imunização nos terminais de ônibus, é possível completar o ciclo vacinal em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAs)/UBSs Integradas de segunda a sexta-feira, e, aos sábados, nas AMAs/UBSs Integradas, das 7h às 19h. Os endereços das unidades podem ser consultados no link do Busca Saúde: http://buscasaude.prefeitura.sp.gov.br