terça-feira, 25 de outubro de 2022

Ziraldo, autor de "O Menino Maluquinho", completa 90 anos; caratinguense é homenageado na cidade com bolo e parabéns

Traços do cartunista renderam à obra "O Menino Maluquinho", o Prêmio Jabuti de Literatura Infantil. O livro teve 129 edições publicadas em 10 países e 4 milhões de exemplares vendidos. "O Menino Maluquinho" virou filme em 1995.
A literatura brasileira, a arte e a cultura estão em festa nesta segunda-feira (24). Hoje é aniversário do Ziraldo, o "pai" do Menino Maluquinho, comemora 90 anos.

Ziraldo Alves Pinto nasceu em Caratinga, em 24 de outubro de 1932. É um homem de múltiplos talentos, cartunista, pintor, cartazista, jornalista, teatrólogo, chargista, caricaturista e escritor.

O talento para o desenho surgiu logo na infância, com apenas 6 anos de idade, teve o primeiro publicado no jornal Folha de Minas. Ziraldo começou a falar com 3 a 4 anos.

O caratinguense foi o criador da primeira revista em quadrinhos do Brasil feita por um só autor, "A Turma do Pererê".

Fora do universo infantil, criou personagens para adultos, como Jeremias, o Bom, A Supermãe e Mineirinho, o Comequieto.

O livro "O Menino Maluquinho", maior sucesso de Ziraldo, foi lançado no dia 24 de outubro de 1980. Foi adaptado para teatro, quadrinhos, ópera infantil, videogame, internet e cinema.

Os traços do cartunista renderam à obra "O Menino Maluquinho", o Prêmio Jabuti de Literatura Infantil. O livro teve 129 edições publicadas em 10 países e 4 milhões de exemplares vendidos. "O Menino Maluquinho" virou filme em 1995.

Recentes