Em parceria entre Prefeitura de Ipatinga e Sebrae Minas, iniciativa teve exposição de projetos desenvolvidos por estudantes
Cerca
de dez mil pessoas prestigiaram a feira Empreendedores do Futuro, realizada no
último sábado (22/10), no estacionamento do Ipatingão, em uma parceria entre o Sebrae
Minas e a Prefeitura de Ipatinga por meio da secretaria de Educação. A
iniciativa é resultado da consolidação do curso “Jovens Empreendedores
Primeiros Passos” realizado com os professores de toda a rede municipal, em uma
proposta direcionada para alunos do ensino fundamental e para a Educação de
Jovens Adultos (EJA). O intuito é estimular a criatividade, novas aprendizagens
e o desenvolvimento do espírito de coletividade e das habilidades
empreendedoras.
Nos
53 estandes, foram apresentados projetos envolvendo a educação empreendedora
desenvolvidos nas 50 escolas municipais, o Centro de Atendimento
Multidisciplinar (CENAM) e os três polos de Educação Integral. A abertura contou
com apresentação cultural realizada por alunos das escolas municipais João Reis
de Souza e Maria da Conceição Pena Rocha. O grupo Dama Espaço Cultural também
foi uma das atrações, com exibição de uma intervenção teatral.
O
prefeito Gustavo Nunes destacou a magnitude do evento e a presença dos alunos
em iniciativas de educação empreendedora. “A visita aos estandes onde estiveram
expostos os projetos desenvolvidos pelos professores e estudantes da rede
municipal nos faz ter a certeza de que estamos no caminho certo, reconhecendo o
potencial empreendedor dos nossos pequenos”, afirma o prefeito.
Disciplina e
envolvimento
Uma das iniciativas apresentadas foi o projeto “Moeda Bem”, desenvolvido por alunos do 5º ano da Escola Municipal Everson Magalhães. A ideia visa incentivar o bom comportamento escolar e envolvimento da família, por meio de uma bonificação que acontece de acordo com resultados. Foram criadas tarefas como: participar das aulas, levar o material, fazer o dever de casa. A turma é recompensada por uma moeda com identidade criada pelos próprios alunos. O “saldo positivo” é utilizado para proporcionar momentos de lazer, como a troca por ingressos para cinema, aquisição de guloseimas, entre outras atividades.
As
professoras desenvolveram uma tabela com as ações mais importantes a serem
cumpridas pelos alunos e, todas as sextas-feiras, há o balanço semanal e a
distribuição da moeda simbólica. Para a realização das ações, a escola conta
com a colaboração financeira de professores, pais e responsáveis. No final de
2022, um bazar também será realizado na escola para arrecadar fundos para a realização
das atividades. A ação permite que os alunos vivenciem diversas habilidades
empresadoras, como: organização, disciplina, planejamento, negociação e
protagonismo.
“Nós
identificamos que os estudantes estavam muito indisciplinados e desmotivados e,
por meio da iniciativa, vemos que eles têm se engajado mais nas aulas e nas
atividades propostas”, relata a professora Mariane Nunes, ressaltando que o
projeto também contribuiu para o aprendizado sobre a educação financeira.
Mãe
da estudante Isabelly Rodrigues, Liliane Rodrigues disse perceber mudanças
positivas no comportamento da filha quanto à disciplina e participação. “Ela nunca
havia demonstrado muito interesse no ambiente escolar. Agora, está muito mais
dedicada e empolgada nas atividades propostas pelos professores”, conta a mãe
da estudante.
Música e meio
ambiente
Outro
projeto apresentado ao público foi o “Canta Comigo”, do Centro de Atendimento
Multidisciplinar (CENAM), que atende alunos do ensino regular e da educação
especial (AEE). A ideia propõe uma abordagem diferenciada na aprendizagem dos
alunos da educação especial por meio do incentivo à musicalização. “Trabalhamos
com crianças que têm bastante dificuldade na fala e na escrita. Neste projeto,
os estudantes criam as próprias músicas e podem se expressar livremente. Dessa
forma, eles aprendem a superar as próprias dificuldades”, relata a professora
Josenilda Nery.
A
educação ambiental foi o aspecto abordado pelos estudantes da Escola Municipal
João Reis de Souza. O projeto “Compostagem na escola – o poder da
transformação” trabalhou a reciclagem do lixo orgânico e sua transformação em
adubo natural para uso na agricultura, substituindo produtos químicos. Uma das
participantes assíduas da iniciativa, Kauany Talita, de 13 anos, contou que os alunos
se envolveram em todo o processo. “Nós começamos recolhendo garrafas pet e
pesquisando sobre como fazer a compostagem. Após aprendermos a teoria, partimos
para a prática, colhendo folhas e utilizando restos de alimentos na escola para
a preparação do adubo. Gostei muito, porque é uma ação que contribui para a
preservação do meio ambiente e para a nossa saúde”, explica a aluna.
Expectativas
superadas
Para
a analista do Sebrae Minas Vanessa Silva as expectativas quanto à feira foram
superadas. “É gratificante ver um projeto de educação empreendedora realizado
com tanta dedicação ser tão bem recebido por toda a comunidade. É uma evidência
de que estamos no caminho certo para o fortalecimento de uma nova cultura. É
preciso ressaltar os benefícios da educação empreendedora para a transformação
de realidades, garantindo a capacitação dos professores e de todos os
profissionais da educação, e considerando as individualidades de cada aluno, tendo
como objetivo principal potencializar os talentos”, ressalta.
A
secretária municipal de Educação de Ipatinga, Patrícia Avelar, destacou que os
benefícios do programa são notáveis. “Procuramos desenvolver com nossos alunos
uma educação inclusiva, que vai 'além dos muros'. A feira foi uma excelente
oportunidade de trazer a sociedade para participar das ações com professores e
alunos. Nosso governo, em parceria com o Sebrae Minas, busca uma formação
continuada que, além de levar um aprendizado diferenciado para a sala de aula,
também amplia o plano de carreira do educador”, explica.
Educação
Empreendedora em Ipatinga
O PNEE foi implementado na rede municipal de ensino de Ipatinga por meio da Lei da Educação Empreendedora (Lei nº 4.312, de 26 de janeiro de 2022). O objetivo é capacitar os professores para o desenvolvimento de novas metodologias de ensino, inserindo o tema empreendedorismo de forma transversal, com aplicação junto às disciplinas existentes na base do Ensino Fundamental e como grade curricular na Educação Integral. De janeiro a setembro deste ano, foram capacitados 17.544 professores e 54.474 estudantes em todo o estado de Minas Gerais. A regional Rio Doce e Vale do Aço do Sebrae Minas registra o maior número de professores capacitados: 3.737. Além disso, em Ipatinga são mais de 2500 profissionais de educação, 20 mil alunos impactados e 50 unidades da rede municipal de educação parceiras do programa.