O Grupo educacional é mantenedor do Centro Universitário desde 2005.
NESTA CASA INTITULADA DE FAZENDINHA, FOI ONDE TUDO COMEÇOU. O PRÉDIO É A SEDE DA REITORIA E FAZ PARTE DO PATRIMÔNIO CULTURAL DE MINAS GERAIS |
Nesta sexta-feira (12), a União Brasileira de Educação Católica (UBEC), mantenedora do Centro Universitário Católica do Leste de Minas Gerais (Unileste), celebra meio século de serviço à humanidade e à igreja por meio da educação e da ação social. A Instituição, fundada em 1972 com o objetivo de manter instituições católicas de ensino e construir uma rede de educação sólida e de qualidade, hoje vê os seus princípios e valores serem multiplicados em dez Unidades de Missão localizadas no Centro-Oeste, Sul, Norte, Nordeste e Sudeste.
Com o tema “Memória, presença e profecia”, as dimensões de passado, presente e futuro são eixos estruturantes e norteadores da ação celebrativa, que se baseia também nas dimensões fundamentais à missão da UBEC e do Unileste: identidade, a educação e o compromisso social. Segundo o reitor do Centro Universitário, Dr. Genésio Zeferino, a relação entre mantenedora e mantida é muito mais do que uma simples parceria.
“É um privilégio para nós fazer parte de um Grupo referência como mantenedor de instituições católicas em todos os níveis da educação no país, que ressignifica diariamente seu papel para transformar vidas por meio da educação e da evangelização. Temos a convicção que vamos continuar sendo protagonistas no processo de desenvolvimento social, humano e econômico da nossa região e país”, destaca.
Para o presidente do Conselho das Associadas do Grupo UBEC, Ir. Olavo José Dalvit, o cinquentenário da Instituição é um chamado a seguir servindo, sem medir esforços, como Igreja que caminha junto com seu povo, compartilhando as dificuldades, cultivando sonhos em prol de uma educação inclusiva e transformadora.
“Celebrar o Jubileu significa ter consciência da nossa existência, presença e missão como Grupo UBEC e potencializar a nossa identidade, acreditar no projeto educativo que entregamos à sociedade e assumir, mais uma vez, o compromisso social de contribuir com a mudança de vida daqueles que precisam de nós”, aponta.
História
A origem do cinquentenário do grupo educacional está na experiência internacional em educação e atuação missionária e evangelizadora de cinco congregações religiosas, somada à uma diocese: Irmãs Salesianas, Irmãos Lassalistas, Irmãos Maristas, Irmãos e Padres Estigmatinos, Irmãos e Padres Salesianos e Diocese de Itabira/Coronel Fabriciano. A pluralidade de instituições religiosas enriquece e potencializa o jeito de educar da UBEC, além de ser uma experiência de sinodalidade – de “caminhar juntos”.
Segundo o presidente do Conselho de Administração do Grupo UBEC, Pe. Geraldo Adair da Silva, o grupo é fruto da união de pessoas de fé impregnadas pelo carisma dos fundadores. “Desde o lançamento da pedra fundamental, que inicia essa caminhada em solo brasiliense, até os dias de hoje, em que chegamos às cinco regiões brasileiras, trazemos em nossa trajetória a marca de um trabalho construído por muitas mãos, vozes, pensamentos e sentimentos que, juntos, tornaram realidade o ideal de educação e evangelização dos seus santos fundadores - que nos inspiram no presente pela resiliência, amorosidade, trabalho empreendedor e o amor à educação”, finaliza.
Presença social
PARTE DO CAMPUS DE FABRICIANO |
Desde que ingressou ao Grupo UBEC, em 2005, o Unileste consagrou-se como a maior e melhor instituição de ensino superior do Vale do Aço e um dos melhores Centros Universitários do estado de Minas Gerais, de acordo com o Ministério da Educação (MEC), o Ranking do Guia do Estudante e o Ranking Universitário da Folha de São Paulo.
Com mais de 26 mil profissionais formados nas mais diferentes áreas de atuação, o Centro Universitário tem orgulho de ser referência na educação superior, reconhecido pela qualidade de seus cursos pelo Ministério da Educação (MEC) e contribuir positivamente para o desenvolvimento cultural, econômico e social da região do Vale do Aço.