quarta-feira, 21 de dezembro de 2022

Tarcísio de Freitas anuncia secretariado

 
São Paulo – Sem anunciar nenhum nome ligado ao PSDB, o governador eleito de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos) divulgou na noite desta quarta-feira (21/12) o restante do seu secretariado para o próximo ano.

O único nome que faltou na lista de 23 secretários foi o do futuro secretário de Ciência e Tecnologia, que segundo Tarcísio ainda não pôde ser anunciado, pois está em processo de desligamento do atual trabalho. O governador eleito adiantou que é um nome vindo da iniciativa privada, com experiência acadêmica e nativo de São Paulo.

CONHEÇA A EQUIPE

Marcello Streifinger (Administração Penitenciária)

Coronel da reserva da Polícia Militar, Marcello Streifinger foi comandante da Tropa de Choque e comandante do Centro de Operações da Polícia Militar (Cobom) na Grande São Paulo.Ele também é doutor em Ciências Policiais e foi uma indicação do Secretário de Segurança Pública, Guilherme Derrite.

Antonio Junqueira de Queiroz (Agricultura e Abastecimento)

Produtor rural, Antonio Junqueira de Queiroz foi secretário-adjunto de Agricultura e Abastecimento entre 2007 e 2011, durante a gestão Geraldo Alckmin (ex-PSDB e hoje no PSB) e é membro do Conselho Superior do Agronegócio da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).

Lucas Ferraz (Assuntos Internacionais)

Professor da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Lucas Pedreira do Couto Ferraz foi assessor da Secretaria de Comércio Exterior do Ministério da Economia e foi consultor em comércio internacional para o Banco Mundial.

Arthur Lima (Casa Civil)

O advogado Arthur Pinho de Lima é ex-presidente da Empresa de Planejamento e Logística (EPL) e apontado como o auxiliar de maior confiança do futuro governador enquanto trabalharam juntos no Ministério da Infraestrutura.                                                                             Assim como Tarcísio, Arthur também tem formação pela Academia Militar das Agulhas Negras (Aman). Ele trabalhou no Gabinete de Segurança Institucional (GSI) durante o governo Lula (PT) e no Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) no governo Dilma Rousseff (PT).

Lais Vita (Comunicação)

Jornalista, Lais foi assessora de imprensa da campanha de Tarcísio nas eleições de 2022. Ela também chefiou a Assessoria Especial de Comunicação do Ministério da Infraestrutura durante a gestão de Tarcísio.

 Marilia Marton (Cultura e Economia Criativa)

A socióloga Marilia Marton foi chefe de gabinete da Subprefeitura da Sé na Prefeitura de São Paulo durante a gestão de Gilberto Kassab (PSD), da Educação quando Fernando Haddad (PT) era prefeito e da Cultura Estadual entre 2011 e 2016, na gestão Alckmin.    Além disso, ela exerceu diversos cargos na Prefeitura de São Caetano do Sul, incluindo a Secretaria de Governo.

Jorge Luiz de Lima (Desenvolvimento Econômico)

O engenheiro Jorge Luiz de Lima foi assessor especial de Paulo Guedes no Ministério da Economia e CEO de grandes empresas como Semco Johnson Controls, SMV, Semco Serv. Integrados, ISS Systems, AGV Logística, BRF, JSL Logística e Semco Partners.

Gilberto Nascimento Júnior (Desenvolvimento Social)

Vereador de São Paulo pelo PSC, Gilberto Nascimento Júnior é ex-secretário de Desenvolvimento Social (2018) e também foi secretário-adjunto de Desenvolvimento Metropolitano e de Justiça durante o governo Alckmin.

Marcelo Cardinale Branco (Desenvolvimento Urbano e Habitação)

Marcelo Cardinale Branco (PSD) é ex-secretário municipal de Infraestrutura e Obras de São Paulo na gestão Kassab na Prefeitura de SP. Também foi secretário municipal de Transportes e secretário-adjunto municipal e estadual de Habitação.

Renato Feder (Educação)

Arquivo pessoalFoto de Renato Feder, novo secretário de Educação em SP - Metrópoles

Renato Feder

Empresário e secretário da Educação do Paraná, Renato Feder já atuou como assessor nas secretarias de Educação e de Planejamento de São Paulo, entre 2017 e 2018, durante o governo Geraldo Alckmin.

Helena Reis (Esportes)

Helena Reis (Republicanos), 52 anos, é coronel da Polícia Militar e foi candidata a deputada estadual em 2022. Como obteve apenas 53.482 votos, não conseguiu se eleger, mas ficou como suplente na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp).

Ela já comandou a Casa Militar de SP, o Comando de Policiamento do Interior de Rio Preto (CPI-5) e também fez um curso da Academia Nacional do FBI, a polícia federal americana.

Samuel Kinoshita (Fazenda)

Economista, Samuel Kinoshita foi assessor especial de Guedes na Economia e fez carreira em empresas de gestão de fundos de investimento antes de assumir o cargo. Ele também foi conselheiro fiscal do Banco do Brasil.

Caio Paes de Andrade (Gestão e Governo Digital)

Atual presidente da Petrobras, Caio Paes de Andrade é ex-presidente do Serviço de Processamento de Dados (Serpro) e foi secretário especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia

Gilberto Kassab (Governo)

Presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab foi fiador da candidatura de Tarcísio e emplacou o vice Felício Ramuth (PSD) na chapa.  Ex-prefeito de São Paulo, foi Ministro das Cidades no governo Dilma e Ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações durante a gestão Michel Temer (MDB).

Natalia Resende (Infraestrutura, Transportes e Meio Ambiente)

Natalia Resende foi chefe da consultoria jurídica do Ministério da Infraestrutura na gestão de Tarcísio e auxiliou o ex-ministro na estruturação de mais de uma centena de contratos de concessão feitos pelo governo federal.

Fábio Prieto (Justiça e Cidadania)

Desembargador aposentado, Fábio Prieto é ex-presidente do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF-3), ex-corregedor-geral da Justiça Federal e integrante do Conselho de Ética da Presidência da República.  No TRF-3, Prieto, nomeado desembargador por Fernando Henrique Cardoso (PSDB), foi responsável por instalar o processo eletrônico.

Sonaira Fernandes (Mulher)

Vereadora pelo Republicanos, Sonaira Fernandes foi a única candidata à Câmara Municipal a receber o apoio do presidente Jair Bolsonaro (PL) nas eleições de 2020. Ela também foi assessora parlamentar do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) de 2015 a 2019.

Rafael Benini (Parcerias e Investimentos)

Ex-diretor da Empresa de Planejamento e Logística do Ministério da Infraestrutura, Rafael Benini é apontado um dos homens de confiança de Tarcísio. Ele também foi diretor de controle econômico e financeiro na Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp).

Eleuses Paiva (Saúde)

Médico, Eleuses Paiva é ex-deputado federal, professor da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto e ex-presidente da Associação Médica Brasileira (AMB).

Guilherme Derrite (Segurança Pública)

Deputado federal pelo PL de São Paulo, Guilherme Derrite é bolsonarista e ex-oficial das Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar (Rota), da Polícia Militar. Ele é formado pela Academia de Polícia Militar do Barro Branco.

Marco Antonio Assalve (Transportes Metropolitanos)

Engenheiro Civil, Marco Antonio Assalve é atual secretário de Transportes Metropolitanos. Ele chegou ao cargo por indicação de Guilherme Mussi, presidente estadual do PP em São Paulo. Ele também já foi presidente da Empresa Metropolitana de Transporte Urbano (Emtu).

Roberto de Lucena (Turismo)

Deputado federal pelo Republicanos de São Paulo, Roberto de Lucena é pastor evangélico. Ele foi Secretario de Turismo do governo Alckmin entre 2015 e 2016.

Recentes