Ex-presidente da antiga União Soviética estava hospitalizado, após 'doença grave e prolongada'. Informação sobre a morte foi confirmada pelo Comitê Central.
Mikhail Gorbachev, ex-presidente da antiga União Soviética, morreu, nesta terça-feira, aos 92 anos, no Hospital Clínico Central, em Moscou. A informação foi confirmada pela agência de notícias russa Tass. "Mikhail Sergeevich Gorbachev morreu esta noite, após uma doença grave e prolongada", disse o Comitê Central, citado pela Tass.
Gorbachev comandou o Partido Comunista da União Soviética entre 1985 e 1991 e implantou políticas que contribuíram para a flexibilização do regime, como a glasnost ("abertura"), que deu espaço para a liberdade de expressão e de imprensa, e a perestroika ("reestruturação"), um conjunto de medidas que descentralizou a economia e melhorou a eficiência.
O ex-líder soviético também foi determinante para a queda da Cortina de Ferro, a divisão entre territórios capitalista e socialista, surgido após o fim da Segunda Guerra Mundial.