A diretoria da AAPI esteve reunida com o presidente da Previdência Usiminas, Roberto Luis Prosdocimi Maia, empossado no cargo há dois meses. O convite foi feito pelo presidente da AAPI, Joaquim Cândido Ferreira, com o objetivo de estreitar laços e saber dos novos desafios do órgão, conhecido também como Caixinha da Usiminas. Na sala da presidência na AAPI, Maia falou da transparência na gestão dos recursos do plano de benefícios previdenciários e anunciou o desejo de aproximar as relações de trabalho e o atendimento da equipe de Ipatinga com o público aposentado, associado à AAPI.
“Vamos tentar desenvolver um trabalho aqui, atendendo as demandas, conhecendo as dores e os problemas, para que a gente possa solucioná-los” destacou Roberto Maia. Sobre a solidez da Previdência Usiminas, o executivo ressaltou que muito se deve à responsabilidade com que a gestão coorportativa cumpre as determinações da Previc (Superintendência Nacional de Previdência Complementar), órgão do governo que normatiza e fiscaliza as atividades que lidam com os patrimônios dos trabalhadores.
Fusão
Entidade Fechada de Previdência Complementar, a Previdência Usiminas é o resultado da tradição de duas entidades: Caixa dos Empregados da Usiminas - CAIXA, instituída em agosto de 1972, pela Usinas Siderúrgicas de Minas Gerais S/A – USIMINAS e Fundação Cosipa de Seguridade Social – FEMCO, instituída em agosto de 1975 pela Companhia Siderúrgica Paulista – COSIPA. Com a incorporação da FEMCO pela CAIXA, aprovada pela Superintendência Nacional de Previdência Complementar – PREVIC, por meio da Portaria nº 165, de 29/03/2012 publicada no Diário Oficial da União em 30/03/2012, a administradora dos planos previdenciários das empresas Usiminas passou a se chamar Previdência Usiminas.