Gal Costa morreu aos 77 anos na manhã desta quarta-feira (9). A cantora se apresentaria no festival Primavera Sound, em São Paulo, que aconteceria no último fim de semana. A morte foi confirmada pela própria assessoria de imprensa da artista, no entanto, as causas não foram informadas.
A cantora, que tem uma das vozes mais marcantes da música popular brasileira, passou por uma cirurgia de retirada de nódulo na fossa nasal direita no mês de setembro. Por isso, a apresentação foi cancelada. Ela ficaria afastada dos palcos até o fim de novembro.
Vale lembrar que Gal se apresentaria pela turnê “As Várias Pontas de uma Estrela”, e tinha shows para os meses de dezembro e janeiro.
Na década de 1960, a artista revolucionou de todas as formas o cenário musical brasileiro. Ela fez parte do “Doces Bárbaros”, com os baianos Caetano Veloso, Maria Bethânia e Gilberto Gil. Posteriormente, participou do “Tropicália ou Panis et Circensis” e fez o espetáculo “Fa-Tal” – divisor na música popular brasileira.