Desde 2021, a deputada Beatriz Cerqueira debate com a comunidade escolar, grupos de pais e profissionais da saúde a importância da defesa da imunização num contexto de forte negacionismo, com questionamentos sobre a eficácia da vacinação e de governos que deixaram, nos últimos anos, de promover campanhas para a vacinação.
A Fiocruz alerta que a vacinação sensibiliza o sistema imunológico, fazendo com que o organismo crie defesas - anticorpos especiais contra uma série de doenças que podem ser fatais e que, além da proteção individual, a imunização evita a propagação em massa de doenças que podem levar à morte ou a sequelas graves.
O Brasil é reconhecido internacionalmente pelo sucesso do Programa Nacional de Imunização que conseguiu erradicar doenças como a poliomielite, a rubeola congênita e o sarampo. Mas algumas doenças estão voltando devido a baixa cobertura vacinal. Em agosto de 2022, a menos de duas semanas do fim da campanha nacional de imunização contra a poliomielite, mais de 11,1 milhões de crianças ainda não tinham recebido a vacina contra a doença. Conforme o Ministério da Saúde, houve cerca de 3,174 milhões de aplicações de dose até 29/08/22, alcançando apenas 22,1% do público-alvo.
Confirmaram presença na audiência médicos sanitaristas e representantes da Secretaria de Estado de Saúde, da Defensoria Especializada na Infância e Juventude da Defensoria Pública de Minas Gerais, Mães pela Liberdade de Ensinar, Movimento Coletivo Mães Pró-vacina, do Fórum Mineiro de Educação Infantil.