domingo, 29 de janeiro de 2023

Temporal provoca queda de árvores e alagamentos na cidade de SP e Região Metropolitana após dia de sol e calor


Até as 21h deste domingo (29), os bombeiros receberam 104 chamados para queda de árvores;160 para alagamento/enchentes; 21 para desabamento/deslizamentos. Segundo a corporação, não houve pessoas socorridas.

O domingo (29) começou com sol e calor na capital paulista e até o início da tarde o sol predominava. Por volta das 15h30, áreas de instabilidade começaram a se formar provocando um temporal com trovoadas e raios em vários pontos. O Corpo de Bombeiros fez atendimentos para queda de árvores, alagamentos e desabamentos (leia abaixo).

O Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) informou que a cidade entrou em estado de atenção para alagamentos às 15h28. O encerramento do estado de atenção aconteceu às 18h45.

A Subprefeitura de Itaquera decretou alerta às 16h01 com a ameaça de transbordamento do Rio Verde, na rua Cunha Porã. O mesmo alerta foi acionado pelas Subprefeituras de Sapopemba, Penha, Cidade Ademar e Subprefeitura de Santo Amaro.

Bombeiros: alagamentos e queda de árvores

Até as 21h, o Corpo de Bombeiros recebeu 104 chamados para queda de árvores;160 chamados para alagamento/enchentes; 21 chamados para desabamento/deslizamentos. Segundo a corporação, não houve pessoas socorridas.

Moradores da Favela do Torresmo, às margens do Córrego Lageado, no Itaim Paulista, gravaram vídeos mostrando o alagamento na região depois do temporal.

Mais cedo, a rede de estações meteorológicas do CGE registrou a média de 28ºC. A temperatura máxima chegou a 31ºC. Já os menores índices de umidade se aproximaram dos 40% (abaixo, portanto, dos 60% recomendados como ideais pela Organização Mundial de Saúde, a OMS).

A combinação de calor e entrada da brisa marítima favoreceu a formação de áreas de instabilidade que provocaram a chuva em forma de pancadas isoladas com moderada a forte intensidade.  (G1)

Recentes