domingo, 11 de setembro de 2022

Aeroporto de Congonhas pode receber mais voos por hora a partir de março de 2023

UM AVIÃO CHEGA E OUTRO SAI DO AEROPORTO DE CONGONHAS EM SÃO PAULO A CADA TRES MINUTOS. SÃO 41 POUSOS E DECOLAGENS POR HORA.


O Aeroporto de Congonhas, na Zona Sul da capital paulista, poderá receber mais voos a partir de março de 2023. O aumento da capacidade da pista foi pedido pelo operador do aeroporto para a próxima temporada — de 26 de março até 28 de outubro — e autorizado pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) no dia 5 de setembro.

Considerado o segundo aeroporto mais movimentado do país, Congonhas opera desde 2021 com 41 movimentos de pousos e decolagens por hora. Agora, segundo a nova declaração, poderão ser feitos 44 movimentos por hora na nova temporada.

Esse aumento de capacidade deverá resultar em cerca de 500 passageiros a mais por hora para embarque ou desembarque no terminal.

A Anac ressaltou que a declaração do aumento de voos "é de responsabilidade do operador aeroportuário, conforme artigo 6º da Resolução 682/2022, e a publicação é feita pela Agência, conforme cronograma também da Resolução 682/2022".

"Quem realiza a ampliação de capacidade é o operador aeroportuário, bem como é responsável por garantir sua capacidade operacional. A competência da Anac é realizar a alocação dos slots e coordenar os aeroportos saturados, bem como garantir a segurança operacional do setor aéreo", afirmou o órgão, em nota.

No dia 18 de agosto, Congonhas foi concedido à iniciativa privada pelo governo federal durante leilão e a empresa espanhola Aena foi a única interessada na disputa. Ela ofereceu R$ 2,45 bilhões, 231% mais do que o lance mínimo.

O aeroporto já chegou a ter quase 50 movimentos hora, mas a capacidade foi reduzida depois do acidente com o A320 da Latam, em 2007.

Segundo a Infraero, até setembro de 2019. o aeroporto recebia cerca de 60 mil pessoas das 6h às 23h, e eram cerca de 590 voos por dia. O aumento de capacidade deverá adicionar mais passageiros por hora para embarque ou desembarque no terminal de passageiros.

Recentes