Segundo um levantamento divulgado pelo CBP (Departamento de Controle de Fronteiras) 165 brasileiros são interceptados diariamente tentando entrar irregularmente nos Estados Unidos (EUA) pela fronteira com o México.
Em números totais, mais de 200 mil tentam entrar nos EUA todos os meses. Alguns especialistas defendem que o aumento em relação a 2021 é consequência da eleição de Joe Biden para a presidência americana, uma vez que ele parecia ter uma política migratória mais abrangente do que o seu antecessor Donald Trump.
O assunto foi levantado após um caminhão ter sido encontrado com diversos imigrantes mortos dentro devido às más condições e ao calor. Na última atualização disponível, 51 morreram. (G1)
Brasileiro de 23 anos morre nos EUA sob custódia de agência de imigração
Kesley Vial, de 23 anos, foi detido na cidade de El Paso, no Texas, por agentes da patrulha de fronteira depois de entrar no país sem documentação. A imigração americana diz que o brasileiro teria sido capturado em 22 de abril, mas admite que a data pode não ser exata.
Vial foi transferido para a custódia da ICE em El Paso em 29 de abril para aguardar o seu procedimento de deportação. Enquanto o processo estava em andamento, ele foi levado para um centro de detenção em Torrance, no estado do Novo México, vizinho ao Texas.
Em 17 de agosto, o brasileiro foi encontrado inconsciente por funcionários do centro de detenção. Segundo a ICE, a equipe médica do local fez os primeiros-socorros e pediu o apoio de paramédicos, que o atenderam no local e o transferiram para o Hospital da Universidade do Novo México, onde ele morreu 10 dias depois.
A ICE disse que notificou os órgãos apropriados a respeito da morte, incluindo o consulado brasileiro em Houston, Texas, e que está "realizando uma revisão abrangente deste incidente". A equipe do hospital notificou os parentes mais próximos de Vial.
A agência afirmou ainda que todos os imigrantes em suas unidades de detenção recebem assistência e que destina US$ 315 milhões por ano em serviços de saúde às pessoas sob sua custódia.